Controle de estoque efetivo com 6 estratégias de sucesso
Aprenda as estratégias essenciais para controlar o estoque do seu comércio e evitar perdas e desperdícios
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes na gestão para o sucesso de um comércio.
Um estoque bem gerenciado pode evitar desperdícios, perdas, rupturas e excessos, além de contribuir para a satisfação dos clientes e a lucratividade do negócio.
Mas como fazer um controle de estoque eficiente no comércio? Vamos ver as melhores estratégicas?
Confira o artigo e conheça 6!
Antes de partir para as estratégias, você já ouviu falar em terceirização e suas vantagens? Veja no artigo listado a seguir:
6 estratégias para o controle de estoque que todo empresário precisa conhecer
Vamos conhecer quais são as melhores práticas e ferramentas utilizadas para fazer essa tarefa?!
1. Faça um inventário periódico do seu estoque
O primeiro passo é algo lógico para um controle eficaz: saber exatamente o que você tem armazenado.
Para isso, é preciso fazer um inventário periódico do seu estoque, ou seja, uma contagem física de todos os produtos ou matérias-primas que você possui.
É claro que essa etapa pode ser automatizada.
O inventário pode ser feito manualmente, com planilhas, mas ter sistemas automatizados é essencial para garantir a agilidade e efetividade do processo.
É importante que ele seja feito com frequência e precisão, para evitar divergências entre o que está registrado e o que está disponível.
2. Classifique os seus produtos por critérios relevantes
Outra estratégia para melhorar o seu controle de estoque é classificar os seus produtos por critérios relevantes para o seu negócio.
Por exemplo, você pode usar a curva ABC, que divide os produtos em três categorias, conforme a sua importância e rentabilidade, observe:
Coluna | Produtos |
A | Mais importantes e rentáveis, que representam cerca de 20% do total de itens e 80% do faturamento |
B | Intermediários, que representam cerca de 30% do total de itens e 15% do faturamento |
C | Menos importantes e rentáveis, que representam cerca de 50% do total de itens e 5% do faturamento. |
Ao classificar os seus produtos dessa forma, você pode definir prioridades e políticas diferenciadas para cada categoria, como níveis de estoque mínimo e máximo, frequência de reposição, descontos, promoções, etc.
3. Defina o método de gestão do seu estoque
Existem diferentes métodos de gestão do estoque que podem ser aplicados no comércio.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de produto, da demanda e da sazonalidade.
É importante conhecê-los e saber, para ter um melhor controle: Alguns dos métodos mais usados são:
- PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair): dá saída aos produtos mais antigos primeiro, evitando que eles fiquem obsoletos ou percam a validade;
- Custo médio: consiste em calcular o custo médio dos produtos em estoque, considerando as variações de preço nas compras;
- Preço específico: é atribuído um preço específico para cada produto em estoque, geralmente usado para produtos de alto valor, ou com identificação individual.
4. Use um sistema integrado para controlar o seu estoque
Já falamos da importância da automação, agora precisamos focar na integração de informações.
Um sistema integrado para controlar o seu estoque é uma ferramenta essencial para facilitar e agilizar o seu trabalho.
Com ele, você pode registrar as entradas e saídas dos produtos, consultar as quantidades disponíveis, emitir relatórios gerenciais, fazer projeções de demanda, receber alerta de reposição, entre outras informações essenciais.
5. Ofereça treinamento aos seus funcionários
O controle de estoque não é uma tarefa que depende apenas do gestor.
É preciso que todos os funcionários envolvidos no processo estejam capacitados e alinhados com as normas e procedimentos da empresa.
Por isso, é importante oferecer treinamento aos seus funcionários, tanto na parte teórica quanto, na prática, sobre como fazer o controle de estoque, como usar o sistema e organizar os produtos, evitar perdas e danos.
6. Faça promoções de itens encalhados
Por fim, uma estratégia para melhorar o seu controle de estoque é fazer promoções de itens encalhados, ou seja, aqueles que estão parados há muito tempo no seu armazém, ocupando espaço e gerando custos.
Esses itens podem ser vendidos com descontos especiais, combos, brindes ou outras formas de atrair os clientes.
O objetivo é liberar o estoque para receber novos produtos e aumentar o giro e a rentabilidade do seu comércio.
E aí, pronto para ter um estoque 100% controlado?
Com as estratégias que apresentamos neste artigo, você pode otimizar o seu controle e obter melhores resultados para o seu negócio.
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