O segredo para gerir as cobranças em seu comércio de maneira efetiva

O Segredo Para Gerir As Cobrancas Em Seu Comercio De Maneira Efetiva Blog - Infoco  BPO - Tecnologia e Gestão em Negócios

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Quando falamos em gestão de cobrança nos referimos a um dedicado processo de fortalecimento do relacionamento com o cliente.

Trata-se de uma importante atividade que ajuda no funcionamento da empresa e de seu fortalecimento no mercado.

Pode exigir diferentes posturas da empresa, exigindo o emprego de abordagens preventivas e corretivas, facilitando a atuação da empresa em diferentes segmentos de atuação.

Esse tipo de gestão oferece diferentes soluções quando empregado do modo certo e funciona em qualquer setor ou segmento de mercado.

Neste artigo apresentamos o conceito desse tipo de gestão, com dicas fundamentais a serem empregadas da melhor forma possível.

O que é gestão de cobrança?

É referente ao processo de administração de diferentes tipos de transações junto aos clientes. É um conjunto de tarefas que abrange faturas vencidas, faturas em aberto, faturas encerradas e demais processos a serem conferidos junto ao cliente.

Está relacionado ao processo de entrar em contato com clientes que possuem algum tipo de dívida em aberto, mas para confirmar valores recuperados de clientes que conseguiram pagar suas antigas pendências e analisar o histórico de pagamentos de todos os clientes.

Sistema de controle

Uma empresa organizada deve atuar contando com um sistema de controle de cobrança para ajudar nas tarefas da contabilidade.

Dessa forma, ao contar com um bom sistema de gestão dessa natureza, a empresa poderá acessar diferentes soluções digitais para facilitar o dia a dia dos contadores, dos gestores da empresa, gerentes e, claro, dos clientes.

Na prática, esse tipo de sistema se refere a um tipo de software que ajuda na execução de todas as tarefas ligadas aos procedimentos de recebimentos e pagamentos da empresa.

Dentre as principais atividades, esse software dedicado à gestão de cobrança atua para o cadastro de cliente, geração de cobrança através de cartão de crédito ou boleto, emissão de nota fiscal e emissão de cobranças mensais através de carnês.

Visão prática

Identificar o não recebimento de valores devidos pelos clientes pode gerar bloqueios de contas e prejudicar o faturamento da empresa. E são situações que podem criar problemas mais graves.

Esse tipo de controle que conta com softwares dedicados visa reduzir os riscos de geração de acúmulo de dívidas ou da famosa “bola de neve” que prejudica o cliente e as contas da própria empresa.

Quando a empresa não consegue receber os valores financiados e prometidos, ela corre o risco de não recuperar investimentos anteriores, aquisições de produtos e serviços e perder musculatura financeira para atuar no mercado.

Portanto, ao estruturar uma boa política de controle financeiro entre contas a pagar e a receber, a corporação pode de fato evoluir melhor em relação ao fluxo financeiro em seu setor de contas.

O que fazer para gerir as suas cobranças

A seguir apresentamos dicas essenciais para ajudar a empresa a gerir melhor o seu processo de cobrança.

1 – Data de vencimento

A empresa pode e deve definir melhor a data de vencimento de boletos e de qualquer guia de cobrança, sabemos que todo tipo de pagamento poderá ter um prazo para vencimento, e para reduzir riscos de inadimplência a solução é procurar negociar com o cliente a melhor data para ele pagar as cobranças sempre em dia.

Dessa forma, o consumidor e a empresa terão melhores possibilidades de planejar o fluxo financeiro da melhor forma.

2 – Ofereça bônus

Para incentivar o cliente a pagar as contas sempre em dia, é indicada a oferta de bonificações sempre que o cliente fizer o pagamento até a data de vencimento.

Essa iniciativa abrange oferecer descontos em novas compras, brindes e participação em sorteios.

3 – Abordagem

Outro ponto importante é a empresa procurar pela melhor abordagem em relação ao cliente na hora de cobrar por uma conta que ainda não foi paga.

A cobrança não pode ser desrespeitosa e muito menos constrangedora, mas positiva e indicar uma postura de respeito em relação ao cliente.

4 – Acordos

Geralmente, contas em débito ou contas acumuladas podem ser resolvidas por acordos feitos entre o cliente e a empresa. A realização de acordos está entre as principais saídas para resolver qualquer tipo de pendência entre a marca e o cliente devedor.

5 – Consulta de crédito

Antes de emitir cartão ou venda financiada para um cliente potencial, é indicado que a empresa realize consulta de crédito. No software de gestão de cobrança a empresa pode inserir um API de Consulta de Crédito que permite automatizar todo o processo de análise de crédito antes de cadastrar um novo cliente.

Geralmente, o sistema pode utilizar dados do Serasa para realizar uma análise completa e menos burocrática, para definir também as melhores condições de pagamento de cada perfil de cliente.

Envolve a possibilidade de evitar dar o crédito para o cliente errado e, dessa forma, reduzir riscos de inadimplências.

A importância da tecnologia

Dessa forma podemos considerar que a tecnologia automatizada ajuda bastante no controle de cobranças de uma empresa, com os recursos certos para automatizar processos e reduzir burocracias no controle da empresa.

São softwares automatizados, que usam sistemas nas nuvens para proporcionar melhores métodos para emissão de boletos, controle de contas e de pagamentos.

Além de poupar tempo, a tecnologia permite ainda a redução de esforços das equipes de colaboradores e efetiva melhores métodos de controle.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais conceitos de gestão de cobranças, como implementá-la, na prática, e como os recursos de tecnologia de ponta podem ajudar no desenvolvimento de melhores métodos de controle de contas e de cobranças.

É fundamental que a empresa siga os melhores métodos de análise, controle e abordagem em relação às contas de seus clientes, mantendo uma atuação ética e profissional no mercado.

Geralmente, grande parte dos clientes inadimplentes também sofrem por estarem nessa condição e muitas vezes buscam soluções para pagar suas contas através de acordos.

Apresentamos dicas essenciais para orientar os gestores a como aprimorar o controle de contas de forma ética, humana e tecnológica, sendo fundamental manter a empresa próxima de seus clientes.

Caso prefira, pode contar com o suporte dos nossos profissionais. Nós, da Infoco, contamos com um time altamente qualificado e diversos serviços que visam orientar seguramente quanto às melhores ações a serem realizadas.

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